sábado, 5 de janeiro de 2008

Danças Urbanas / Street Dance / Hip Hop

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.
Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk
O Breaking, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente
Existem dois tipos de danças de ruas. A dança de rua vinculada ao movimento Hip Hop e a dança de rua vinculada às academias e estúdios de dança, o famoso street dance.
No Street Dance dá-se mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobaticos coregrafados, saltos e saltos mortais. A Dança de Rua(street dance) quando vinculada ao movimento Hip Hop toma um outro sentido na história e em sua formação:
Hip (inglês) - quadril // Hop (inglês) - pulo
Existem três estilos de dança dentro do Hip Hop:
O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
O Locking, executados por lockers
O Popping, executado por poppers
O "Break Beat" é a batida de fundo repetitiva muito conhecida pelos Mcs em seus shows, os Djs entram e tocam a música e os dançarinos (b.boys ou b.girls) fazem a sua dança nessa batida da música

O Hip-hop difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza as danças sociais conhecidas como, harlem shake, happing feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos utiliza também as linguagens corporais do Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreografo.
Em outras palavras, o Hip Hop é um estilo de dança mais dinâmico, já que este veio de festas enquanto o Street Dance de academias se limita mais as coreografias.
Retirado de: Wikipédia, a enciclopédia livre

Sem comentários: